A ABEH

ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura), uma organização fundada em 13 de junho (dia de Santo Antônio, padroeiro dos casamentos, e data de nascimento de Fernando Antônio Nogueira Pessoa, ou Fernando Pessoa, ícone homocultural,) de 2001, em Niterói-RJ, em assembleia realizada no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A ABEH é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é fomentar e realizar intercâmbios entre pesquisadoras/es e redes de pesquisa acerca dos estudos concernentes as homossexualidades, transexualidades, lesbianidades, homoerotismo, estudos gays e lésbicos, bissexuais, transfeministas, transgêneros, estudos feministas e teoria queer. Promovendo o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a homocultura, mediante o estímulo à pesquisa e ao debate acadêmico, à troca de experiências entre pesquisadores e demais interessados, congrega professores, alunos de graduação e pós-graduação, prossionais, pesquisadores e demais interessados.

A ABEH tem sua sede transferida a cada dois anos para uma Universidade Pública Brasileira. Sua primeira diretoria, no biênio 2002/2004, instalou-se no Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Universidade Federal do Espírito Santo. Depois de ter circulado UFMG, UNB, USP, UFRN, UFBA, FURG, UFJF e UNILAB, a ABEH aporta, no biênio 2018/2020, na Universidade Federal de Mato Grosso, onde realizará seu congresso internacional bienal, em novembro de 2020.