CINABEH

A ABEH é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal proposta fomentar e realizar intercâmbios e pesquisas sobre a diversidade sexual e de gênero. Ela congrega professores/as, alunos/as de graduação e pósgraduação, profissionais, pesquisadores/as, ativistas e demais interessados/as nas temáticas das sexualidades e gêneros. Nos anos de 1999 a 2001, foram realizados os três primeiros encontros do grupo que depois iria fundar a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Nesses encontros tivemos uma participação maior de pesquisadores/as na área das letras, literatura e comunicação.

A partir daí, tivemos um grande incentivo aos estudos e pesquisas que deram visibilidade às expressões e discursos sobre as sexualidades e gêneros não normativos no Brasil e no exterior. Esse movimento se repetiu no crescimento, na estruturação da ABEH e nos temas de seus congressos.

A ABEH realiza bianualmente seu Congresso Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero (CINABEH), que terá sua décima edição sediada em Cuiabá, no ano de 2020, na Universidade Federal de Mato Grosso.

CONGRESSOS ANTERIORES

I CINABEH realizado em agosto de 2002, Vitória, ES, Brasil – Homocultura e Cidadania.

II CINABEH realizado em 16 e 19 de julho de 2004, Brasília, DF, Brasil – Imagem e Diversidade sexual.

III CINABEH realizado nos dias 5 a 7 de julho de 2006, Belo Horizonte, MG, Brasil – Discursos da Diversidade Sexual: Lugares, Saberes, Linguagens.

IV CINABEH realizado nos dias 9 a 12 de setembro de 2008, São Paulo, SP, Brasil – Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, Subjetividades e Desejos.

V CINABEH realizado nos dias 26 a 27 de novembro de 2010, Natal, RN, Brasil – Desejos, Controles e Identidades.

VI CINABEH realizado nos dias 1 a 3 de agosto de 2012, Salvador, Bahia, Brasil – Memórias, rumos e perspectivas dos estudos sobre a diversidade sexual e de gênero.

VII CINABEH realizado nos dias 07 a 09 de maio de 2014, Rio Grande, RS, Brasil – Práticas, Pedagogias e Políticas Públicas.

VIII CINABEH realizado nos dias 23 a 25 de novembro de 2016, Juiz de Fora, MG, Brasil – ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: Desafios e potencialidades de nos re-inventarmos.

IX CINABEH realizado nos dias 28 a 30 de novembro de 2018, em Fortaleza, Ceará, Brasil – Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil – África.